O BIC Seguros, SA completou, neste ano de 2021, o 7.º ano de actividade no mercado segurador angolano, após a inauguração a 15 de Outubro de 2014. Podemos afirmar que este 7.º ano foi uma extensão do ano de 2020 no que respeita aos efeitos e constrangimentos causados pela pandemia.
O ano de 2021 manteve a sua associação à Covid-19, a qual continuou a aportar desafios sem precedentes à gestão da actividade do BIC Seguros. Mais um ano em que não só Angola, mas todo o mundo, praticamente, continuou “parado” por força das medidas que tiveram que ser tomadas para a salvaguarda da saúde pública de todos os cidadãos. A pandemia iniciada em 2020, deste novo coronavírus, trouxe graves consequências para a economia nos mais diversos sectores que, em 2021, continuaram a condicionar negativamente todas as actividades.
Os anos anteriores já tinham sido difíceis e desafiantes para o sector segurador, mantendo-se esta dificuldade durante todo o ano de 2021. A capacidade financeira ao nível das famílias e ao nível das empresas continuou a conhecer uma trajectória de decréscimo, que se traduziu, necessariamente, em menor procura dos produtos de seguro. As contínuas restrições ao normal funcionamento de toda a actividade económica, como forma de controlar a propagação do vírus, condicionou drasticamente a actividade produtiva das empresas, com impactos profundos nas respectivas tesourarias.
O BIC Seguros manteve a sua operação diária sem qualquer interrupção ou disrupção, dando continuidade ao nosso objectivo de crescimento sustentado e sempre assente na procura da excelência de serviço aos nossos Clientes, Parceiros e Fornecedores. O teletrabalho continuou a ser uma das formas de organização do trabalho indispensável à nossa prestação de serviços.
Neste contexto bastante difícil, preocupante e desafiante, o BIC Seguros continuou a manter a sua linha de crescimento, ultrapassando os 12,9 mil milhões de kwanzas de prémios brutos emitidos, o que representa um crescimento acima dos 25% face a 2020. Este crescimento foi alicerçado numa contínua política de rigor na subscrição de negócios, o que se traduziu em produção equilibrada e taxas de sinistralidade controladas.
O ano de 2021 ficou também marcado pelo excelente serviço clínico prestado através do Centro Médico BIC, assumindo esta unidade de saúde direccionada, única e exclusivamente, para os Clientes BIC Seguros, um maior reforço no nosso posicionamento estratégico de manter o Cliente no centro das nossas preocupações.
A estratégia de negócio, à semelhança de anos anteriores, continuou a ter um grande foco na aplicação prática do conceito Bancassurance. Confirma-se, pelos resultados já alcançados, que a interligação entre o BIC Seguros e o Banco BIC é uma decisão de sucesso. A nossa estratégia, assente no lema “Vá à Seguradora como vai ao Banco”, permite-nos estar presentes em todas as Províncias de Angola e em quase todos os Municípios.
O facto do BIC Seguros contar com uma rede comercial composta por mais de 230 Agências do Banco BIC espalhadas por todo o país, para além de ser uma importante contribuição para o crescimento da cultura de seguros em Angola, possibilita que todos os Clientes do Banco, e à população em geral, conheçam e consigam aceder à protecção dada pelos produtos de seguro.
Temos feito um longo e árduo caminho de crescimento e, ao fim de 7 anos completos de actividade, temos razões para nos orgulharmos do que já fizemos e do que já conquistámos. Apesar de todos os constrangimentos que qualquer caminho evolutivo apresenta, podemos e devemos olhar para trás e sentir satisfação no percurso percorrido.
O grande desafio de 2022, em que provavelmente se manterão os condicionalismos provocados pela Covid-19, será, naturalmente, dar continuidade à consolidação de uma cultura baseada na análise custo-benefício em todas as situações e na monitorização de resultados, no intuito de avançarmos como uma organização cada vez mais eficiente.
Prosseguimos com a firme vontade de desenvolver, mais profundamente, os conceitos estratégicos que marcaram os sete primeiros anos de actividade do BIC Seguros, isto é, uma oferta diferenciada de produtos, um posicionamento de especialização e uma proposta de valor distinta.
À semelhança de anos anteriores continuaremos atentos à evolução do mercado segurador e a procurar trazer inovação para segmentos específicos do mesmo, consolidando o nosso saber-fazer nalgumas áreas de referência.
Temos a certeza de que queremos ser cada vez mais fortes, sempre em conjunto com os nossos clientes, com quem queremos manter e reforçar a proximidade que nos tem caracterizado.
Para concluir, gostaríamos de deixar expresso o reconhecimento a todos os colaboradores da Companhia e do Banco que, através do seu empenho, esforço e dedicação, contribuíram para a afirmação do BIC Seguros no panorama nacional e para os resultados alcançados. Trabalhando juntos, continuaremos a crescer seguramente juntos.
Queremos, ainda, agradecer o envolvimento dos Parceiros de Negócio, os intermediários profissionais de seguros, os nossos Prestadores de Serviços e Fornecedores, na afirmação deste projecto e na convicção de que os laços de cooperação existentes continuarão a consolidar-se e a reforçar-se no futuro.
Finalmente, aos Senhores Accionistas, aos membros dos Órgãos Sociais, às Autoridades e à ARSEG queremos expressar o nosso agradecimento pelo apoio e a colaboração que, em muito, têm contribuído para o êxito do BIC Seguros.
O Presidente do Conselho de Administração
Fernando Mendes Teles
O Presidente da Comissão Executiva
Maria de Fátima Marques Monteiro