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O BIC Seguros, SA completou, neste ano de 2022, o 8.º ano de actividade no mercado segurador angolano, após a inauguração a 15 de Outubro de 2014. O ano de 2022 trouxe o alívio das restrições relacionadas com a COVID-19, contribuindo para que o longo ciclo de recessão do país, iniciasse o seu processo de inversão.

No entanto, as cicatrizes do choque da COVID-19 e da longa recessão económica continuaram a ser evidentes durante todo este ano às quais se juntaram os efeitos da Guerra Rússia/Ucrânia. Apesar da economia ter dado indícios positivos de crescimento, com diminuição da taxa de inflação, que mesmo assim ainda se manteve nos dois dígitos, e maior estabilidade nas taxas de câmbio, 2022 foi mais um ano de grandes desafios à gestão da actividade do BIC Seguros. A capacidade financeira, ao nível das famílias e ao nível das empresas, manteve-se em baixa, com natural influência na procura e dificuldade de pagamento dos produtos de seguro.

O BIC Seguros manteve a sua operação diária sempre atenta às necessidades do mercado e dos nossos Clientes. Para isso, redefiniu produtos, criou produtos “Taylor Made”, deu passos largos no sentido de uma seguradora mais digital e mais próxima, ou seja, deu continuidade ao seu objectivo de crescimento sustentado sempre assente na procura da excelência de serviço aos Clientes, Parceiros e Fornecedores. O BIC Seguros, em 2022, no seu negócio directo, cresceu 13%, face a 2021, tendo este índice baixado para cerca de 1,5% com o negócio oriundo do Cosseguro especial do Ramo Petroquímica, no qual o BIC Seguros participa como Cosseguradora, nos termos legais definidos pela ARSEG. O negócio do Cosseguro especial do Ramo Petroquímico, no ano de 2022, decresceu de forma significativa, na generalidade do mercado, nos prémios escritos em Kwanzas.

Assim, o BIC Seguros, em 2022, em termos do total de Prémios Brutos Emitidos, incluindo o Cosseguro especial do Ramo Petroquímico, ultrapassou os 13 mil milhões de kwanzas. Mais uma vez este crescimento foi alicerçado numa contínua política de rigor na subscrição de negócios e na cobrança de prémios. o que se traduziu em produção equilibrada e taxas de sinistralidade controladas. O ano de 2022 ficou também marcado pela continuidade do excelente serviço clínico prestado através do Centro Médico BIC, assumindo esta unidade de saúde direccionada, única e exclusivamente, para os Clientes BIC Seguros, um maior reforço no nosso posicionamento estratégico de manter o Cliente no centro das nossas preocupações.

A estratégia de negócio, à semelhança de anos anteriores, continuou a ter um grande foco na aplicação prática do conceito Bancassurance. Confirma-se, pelos resultados já alcançados, que a interligação entre o BIC Seguros e o Banco BIC é uma decisão de sucesso. A nossa estratégia, assente no lema “Vá à Seguradora como vai ao Banco”, permite-nos estar presentes em todas as Províncias de Angola e em quase todos os Municípios.

O facto do BIC Seguros contar com uma rede comercial composta por mais de 230 Agências do Banco BIC espalhadas por todo o país, para além de ser uma importante contribuição para o crescimento da cultura de seguros em Angola, possibilita que todos os Clientes do Banco, e a população em geral, conheçam e consigam aceder à protecção dada pelos produtos de seguro.

2022 foi também um ano de grandes alterações legislativas na actividade seguradora com a entrada em vigor da Lei 18/22 de 7 de Julho – Lei Geral Actividade Seguradora e Resseguradora, tendo o BIC Seguros realizado um exercício interno de diagnóstico profundo, com o intuito de identificar quais os gaps entre o exigido pela nova lei e o já em prática no BIC Seguros, clarificando-se assim a abordagem que pretende incutir na sua prática de gestão, daqui em diante. Num profundo e proveitoso exercício interno e externo, o BIC Seguros definiu como princípios orientadores da sua estratégia o foco em três grandes áreas do Controlo Interno: Compliance, Gestão de Riscos, com a definição da matriz de riscos, e Auditoria Interna.

O ano de 2022 fica assim, também, marcado pelo desenvolvimento das bases estratégicas e operacionais que permitirão ao BIC Seguros estar em linha com as melhores práticas, nacionais e internacionais, do sector segurador. Queremos construir relações cada vez mais estreitas com os Clientes, Parceiros de negócio e fornecedores com vista a potenciar a obtenção de mais impacto económico-social no médio-prazo.

Temos de reconhecer que o árduo caminho de crescimento que temos feito ao longo destes 8 anos completos de actividade tem sido bastante desafiante e nada fácil, mas temos razões para nos orgulharmos do que já fizemos e do que já conquistámos. Apesar de todos os constrangimentos, podemos e devemos olhar para trás e sentir satisfação no percurso percorrido.

O grande desafio de 2023 será, naturalmente, consolidar as funções de Controlo Interno, implementar com sucesso o novo Plano de Contas para Empresas de Seguros, que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2023, e dar continuidade à consolidação de uma cultura baseada na análise custo-benefício em todas as situações e na monitorização de resultados, no intuito de avançarmos como uma organização cada vez mais eficiente.

Prosseguimos com a firme vontade de desenvolver, mais profundamente, os conceitos estratégicos que marcaram os oito primeiros anos de actividade do BIC Seguros, isto é, uma oferta diferenciada de produtos, um posicionamento de especialização e uma proposta de valor distinta.

À semelhança de anos anteriores continuaremos atentos à evolução do mercado segurador e a procurar trazer inovação para segmentos específicos do mesmo, consolidando o nosso saber-fazer nalgumas áreas de referência.

Temos a certeza de que queremos ser cada vez mais fortes, sempre em conjunto com os nossos clientes, com quem queremos manter e reforçar a proximidade que nos tem caracterizado.

Para concluir, gostaríamos de deixar expresso o reconhecimento a todos os colaboradores da Companhia e do Banco que, através do seu empenho, esforço e dedicação, contribuíram para a afirmação do BIC Seguros no panorama nacional e para os resultados alcançados. Trabalhando juntos, continuaremos a crescer seguramente juntos.

Queremos, ainda, agradecer o envolvimento dos Parceiros de Negócio, os intermediários profissionais de seguros, os nossos Prestadores de Serviços e Fornecedores, na afirmação deste projecto e na convicção de que os laços de cooperação existentes continuarão a consolidar-se e a reforçar-se no futuro.

Finalmente, aos Senhores Accionistas, aos membros dos Órgãos Sociais, às Autoridades e à ARSEG queremos expressar o nosso agradecimento pelo apoio e a colaboração que, em muito, têm contribuído para o êxito do BIC Seguros.


O Presidente do Conselho de Administração
Fernando Mendes Teles

O Presidente da Comissão Executiva
Maria de Fátima Marques Monteiro