Tel: +244 923 120 900
Teleconsulta

Após a inauguração em 15 de Outubro de 2014, o ano de 2015 é decididamente marcante para o BIC Seguros uma vez que, foi o seu primeiro ano integral de actividade.

O ano de 2015 foi também marcado como um ano difícil e de comprovada desaceleração e de fraco crescimento económico. Foi precisamente neste contexto marcadamente adverso mas desafiante, que o BIC Seguros transformou as ameaças em oportunidades, firmou parcerias e concretizou negócios sendo que, o break-even da Companhia foi atingido logo no final do 1.º semestre de 2015.

O BIC Seguros, no seu primeiro ano completo de actividade, conseguiu ultrapassar os 9 milhões de USD de prémios brutos emitidos, através de um crescimento sustentável, alicerçado numa política de rigor na Subscrição de negócios e de elevados padrões de qualidade, o que se traduziu em produção equilibrada e reduzidas taxas de sinistralidade. Estes números, permitem-nos encarar o futuro com bastante optimismo e apesar da envolvente

externa continuar a ser marcadamente adversa e difícil, acreditamos que há sempre espaço para melhorar, revalorizar e reinventar o serviço ao Cliente em particular e, contribuir para a economia em geral.

Ao nível da interligação entre o BIC Seguros e o Banco BIC, os resultados foram muito positivos sendo que a estratégia Banca Seguros, subjacente ao projecto BIC Seguros, confirma-se como uma estratégia de sucesso pelos resultados alcançados e que foram já claramente visíveis ao longo do ano 2015. A nossa estratégia, assente no lema “Vá à Seguradora como vai ao Banco”, permitiu-nos estar presentes em todas as Províncias de Angola e em quase todos os Municípios.

O facto do BIC Seguros contar com uma rede comercial composta por 223 Agências do Banco BIC espalhadas por todo o país, para além de ser uma importante porta de entrada para o crescimento da cultura de seguros em Angola, possibilita que todos os Clientes do Banco (mais de 1 milhão) e população em geral conheça e consiga aceder à protecção dada pelos produtos de seguro. A marca BIC, já de grande referência no mercado nacional, acredita, desde o início, que a força que consolida o negócio vem da equipa plural que lhe dá corpo. O alargado grupo de Homens e Mulheres que representam a marca BIC (mais de 2.200), agregam-se em torno de uma estratégia clara, de crescimento sustentável.

Ao nível da nossa actividade, importa referir que logo no início de 2015 enfrentámos a ocorrência de sinistros de viação de elevada severidade. Orgulhamo-nos em poder afirmar que o BIC Seguros cumpriu integralmente a missão social e económica que cabe à indústria seguradora desempenhar e justificou plenamente a confiança dos seus clientes: prestou assistência aos sinistrados, rapidamente avaliou os danos e procedeu ao pagamento das indemnizações em tempo recorde, contribuindo para o estímulo da credibilidade do sector, assistindo Vidas e proporcionando aos nossos clientes o foco na sua própria actividade, elementos fundamentais para uma economia saudável e com respeito pela Vida e pela propriedade.

O alinhamento de todos, à volta de uma estratégia simples, baseada em princípios éticos fortes, de que todos nos orgulhamos, e que procuramos executar com eficácia, permitiu que pudéssemos encerrar o exercício de 2015 com profunda satisfação e orgulho, por ser um exercício extremamente rico em vivências positivas e que enaltece todos quanto contribuíram para os resultados alcançados.

O grande desafio de 2016 será implementar uma cultura transversal, baseada na análise de custo-benefício e na monitorização de resultados, no intuito de avançarmos como uma organização cada vez mais eficiente.

Prosseguimos com a firme vontade de desenvolver, mais profundamente, os conceitos estratégicos que marcaram o primeiro ano integral de actividade do BIC Seguros, isto é, uma oferta diferenciada e sofisticada de produtos, um posicionamento de especialização e uma proposta de valor distinta.

Continuaremos atentos à evolução do mercado segurador e a procurar trazer inovação e capacitação de quadros para segmentos específicos do mesmo, consolidando o nosso saber-fazer nas nossas áreas de referência.

Para concluir gostaríamos de deixar expresso o reconhecimento a todos os colaboradores da Companhia e do Banco que através do seu empenho, esforço e dedicação contribuíram para a concretização do projecto BIC Seguros, para os resultados alcançados e para o sucesso da Organização. Estamos certos que o sucesso é ditado pelas Pessoas. Trabalhando juntos, continuaremos a crescer seguramente juntos.

Queremos ainda agradecer o envolvimento dos Parceiros de Negócio, os intermediários profissionais de seguros, aos nossos

Prestadores de Serviços e Fornecedores, na afirmação deste projecto e na convicção de que os laços de cooperação existentes se consolidem e reforcem no futuro.

Aos nossos Clientes uma nota especial de agradecimento pela confiança depositada no BIC Seguros na garantia de protecção e segurança dos seus bens, pessoas e investimentos.

Finalmente, aos Senhores Accionistas, aos membros dos restantes Órgãos Sociais, às Autoridades, à ARSEG queremos expressar o nosso agradecimento pelo apoio e a colaboração que, em muito, têm contribuído para o êxito do BIC Seguros.

O Presidente do Conselho de Administração
Fernando Mendes Teles