Tel: +244 923 120 900

O que é um seguro de vida?

  • É um seguro que garante, como cobertura principal, o risco de morte ou de sobrevivência (ou ambos) de uma ou várias pessoas seguras. Pode também incluir, como coberturas complementares, o risco de invalidez ou de acidente.
  • No seguro de vida que cobre o risco de morte da pessoa segura (seguro em caso de morte), o segurador paga ao beneficiário (que num caso de crédito inclui, por exemplo, a instituição financeira) o capital acordado, se a pessoa segura morrer durante o período fixado no contrato.
  • No seguro de vida que cobre o risco de sobrevivência da pessoa segura (seguro em caso de vida), o segurador paga ao beneficiário o capital acordado, se a pessoa segura se encontrar viva no final do contrato. Estes seguros são usualmente utilizados para a constituição de uma poupança. Neste caso, o beneficiário pode ser a própria pessoa segura.

Porque é importante fazer um seguro de vida?

  • Existem riscos que têm consequências graves e de grande impacto económico na vida dos cidadãos.
  • Uma morte prematura pode afectar seriamente os recursos familiares, levando à redução dos rendimentos. Por outro lado, uma maior longevidade pode acarretar custos acrescidos para o idoso e sua família. Estes são riscos que podem ser partilhados ou transferidos para um segurador, através de um seguro de vida.
  • Assim, o seguro de vida surge como forma de prevenir, a nível económico, as consequências da morte ou da sobrevivência numa determinada idade. A prevenção é a base e a razão de ser do seguro.

Porque é importante fazer um seguro de vida associado a um crédito?

  • Os seguros de vida associados ao crédito são de extrema importância para garantir o ressarcimento do capital em dívida ao Banco financiador em caso de morte ou invalidez da pessoa segura, libertando assim os herdeiros do encargo do crédito.

O que é a cobertura individual e a cobertura de duas cabeças?

  • A cobertura é individual quando contratada para um único titular. No entanto, é possível contratar uma apólice conjunta para duas pessoas, designada por “duas cabeças”. Existe apenas um capital para ambos os titulares.

O que é o capital seguro?

  • O capital seguro é o valor pago pela seguradora quando uma das coberturas é ativada. É com base neste que se calcula o prémio anual. Nos casos em que o seguro é contratado como garantia do crédito à habitação, o capital deverá corresponder, em cada momento, ao montante da dívida ao banco.

Que informações devem constar da apólice do seguro de vida?

  • As apólices de seguros de vida devem conter os termos e condições acordados entre as partes, nomeadamente as condições gerais, especiais e particulares.

Temos outras Soluções BIC Seguros para si: