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Teleconsulta

O que é a teleconsulta e para que serve?

  • A teleconsulta é uma modalidade de consulta médica realizada à distância, com o auxílio da tecnologia. Ou seja, é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de videochamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones.
  • As teleconsultas servem para proporcionar uma maior segurança aos doentes, promover a procura dos cuidados de saúde de forma adequada evitando que os doentes se dirijam a unidades hospitalares nesta fase da Pandemia da Covid-19 e principalmente para evitar o agravamento da patologia (doença).

Em Angola já existe este serviço?

  • O BIC Seguros já tem este serviço em Angola, em parceria com a Clinica Luanda Medical Center (LMC), que tem a tecnologia adequada à utilização do método TELECONSULTA e/ou VIDEOCONSULTA.

Como faço para aderir a uma teleconsulta?

  • Basta ligar para o call center 222 708 000/ 923 167 730 ou enviar email para geral@lmc.co.ao
  • Poderá agendar de Segunda a Sexta-Feira das 8h00 às 21H30.
  • Na marcação via e-mail deve constar:
    • Nome do segurado
    • Especialidade pretendida
    • Número da apólice seguro
    • Cópia do Cartão de Seguro e BI, ambos atualizados

Posso realizar qualquer consulta?

  • Não, neste momento só estão disponíveis as seguintes especialidades:
    • Pediatria
    • Dermatologia
    • Medicina Geral e Familiar
    • MedicinaInterna
    • Obstetrícia (apenas para grávidas que já estavam a ser seguidas pela LMC)

Posso realizar quantas consultas quiser?

  • Existe um limite de 3 consultas por mês, 12 por ano

Quais são as vantagens deste serviço?

  • A principal vantagem deste serviço é o doente não necessitar de se deslocar a uma unidade hospitalar;
  • Processo fácil, cómodo e seguro;
  • Optimização de tempo e de custos.

Como será na hora de realizar a consulta?

  • A resposta por email já contempla a confirmação do agendamento da consulta e link para acesso ao ZOOM (ver slides 6 e 7) no dia da consulta.
  • No dia da consulta a pessoa segura tem a responsabilidade de ligar na hora da marcação. O LMC dá 5-10 minutos de tolerância. A plataforma a usar permite a gravação das chamadas e não necessita de ser instalada. Basta aceder ao link para ficar online.
  • Nota: Caso o segurado esteja indisponível por alguma razão, a consulta é reagendada sem custos adicionais.

Como será feito o pagamento da Teleconsulta?

  • Não existirá co-pagamento (apenas na teleconsulta). O valor da teleconsulta será dedutível ao plafond disponível na cobertura de ambulatório do Seguro de Saúde.

E depois da consulta, caso haja exames a realizar, como faço?

  • Em caso de necessidade de realização de exames, o prestador clinico envia a prescrição via e-mail ou WhatsApp e o paciente dirige-se à LMC para realização dos mesmos, onde pagará os co-pagamentos correspondentes.

E no caso do Médico passar uma Receita?

  • Procedimento LMC:
    • A Farmácia de referência serão as Farmácias da Mecofarma;
    • A LMC enviará a Receita Prescrita para o email da farmácia onde o segurado irá levantar os medicamentos, com cópia para o email da ADV Angola: prest@adv-angola.com;
    • Em paralelo, a LMC enviará ao segurado uma Guia de Tratamento idêntica à receita de medicamentos, via e-mail ou WhatsApp, porém, sem validade para levantamento.
    • Nota: No caso de surgir algum problema e a Farmácia não receber o e-mail com a Receita, a ADV Angola entrará em contacto com a LMC para reenviar o e-mail.
  • Procedimentos Mecofarma:
    • Quando o Segurado se dirigir à farmácia, deverá indicar que teve uma teleconsulta com a Luanda Medical Center e que foi enviada uma Receita para o e-mail da farmácia;
    • A Mecofarma verifica a sua caixa de e-mails e imprime a receita e assinala os medicamentos entregues;
    • No caso de haver medicamentos que a farmácia não dispõe em stock, a Mecofarma deverá fazer uma cópia da receita para o Segurado levar para outra farmácia;
    • Os co-pagamentos serão pagos directamente na Mecofarma.

Caso nas Mecofarma não encontre os fármacos desejados poderei ir a outra farmácia e depois pedir o reembolso?

  • Sim. Se a Mecofarma não tiver os medicamentos, o segurado pode pedir reembolso cumprindo o processo habitual (neste caso, a prescrição dos medicamentos tem que acompanhar o pedido de reembolso).


Passo à passo

Passo 1

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