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Teleconsulta
  • As Reclamações devem, obrigatoriamente, ser apresentadas por escrito ou, por outro meio de comunicação que possa ser utilizado sem a presença física do reclamante (como por exemplo através do Call center e WhatsApp), desde que sejam garantidos os registos escritos ou gravados.
  • A cada Reclamação é atribuído um número de referência, para rastreamento futuro e dele dar-se conhecimento ao reclamante.
  • A Reclamação deve conter toda a informação necessária e relevante para a análise e decisão, nomeadamente: Identificação completa do reclamante, assinatura, descrição dos factos que motivaram a reclamação, com a identificação dos intervenientes e da data em que os factos ocorreram, data e local da Reclamação.
  • Se a Reclamação não incluir os elementos necessários para efeitos da respectiva gestão, designadamente, quando não estiver especificado correctamente o motivo da reclamação, a Seguradora deverá notificar o reclamante para suprir a omissão.

Quais as fases do Tratamento da Reclamação?

  • Recepção da Reclamação
  • Análise da Reclamação
  • Processo de Investigação
  • Identificação de Riscos
  • Recurso ao Apoio Externo (envolvência de outras entidades, caso seja aplicável)
  • Recolha de Dados
  • Identificação dos Intervenientes
  • Recolha de Informações/Histórico do Processo
  • Entrevistas
  • Emissão do Relatório Final

Qual é o tempo de resposta à Reclamação?

  • Recepção da Reclamação
  • Após a apresentação da Reclamação, feita pelo reclamante ou seu representante legal, a Seguradora observa os seguintes prazos:
    • Até cinco (05) dias, a contar da data de entrada da Reclamação, para acusar a recepção;
    • Até quinze (15) dias, para apresentar a resposta, salvo nos casos que se revistam especial complexidade, em que o prazo poderá estender-se para vinte (20) dias a contar da data de entrada da Reclamação;
    • Até cinco (05) dias, para remeter informações ou esclarecimentos adicionais, solicitados pelo Provedor do Cliente ou pela Autoridade Reguladora.

Caso pretenda fazer uma Reclamação, encontre aqui o respectivo Formulário:

1 - Identificação do Reclamante

2 - Contrato ou sinistro que motivou a reclamação

3 - Descrição da Reclamação

4 - Solução solicitada