O que é a teleconsulta e para que serve?
- A teleconsulta é uma modalidade de consulta médica realizada à distância, com o auxílio da tecnologia. Ou seja, é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de videochamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones.
- As teleconsultas servem para proporcionar uma maior segurança aos doentes, promover a procura dos cuidados de saúde de forma adequada evitando que os doentes se dirijam a unidades hospitalares nesta fase da Pandemia da Covid-19 e principalmente para evitar o agravamento da patologia (doença).
Em Angola já existe este serviço?
- O BIC Seguros já tem este serviço em Angola, em parceria com a Clinica Luanda Medical Center (LMC), que tem a tecnologia adequada à utilização do método TELECONSULTA e/ou VIDEOCONSULTA.
Como faço para aderir a uma teleconsulta?
- Basta ligar para o call center 222 708 000/ 923 167 730 ou enviar email para geral@lmc.co.ao
- Poderá agendar de Segunda a Sexta-Feira das 8h00 às 21H30.
- Na marcação via e-mail deve constar:
- Nome do segurado
- Especialidade pretendida
- Número da apólice seguro
- Cópia do Cartão de Seguro e BI, ambos atualizados
Posso realizar qualquer consulta?
- Não, neste momento só estão disponíveis as seguintes especialidades:
- Pediatria
- Dermatologia
- Medicina Geral e Familiar
- MedicinaInterna
- Obstetrícia (apenas para grávidas que já estavam a ser seguidas pela LMC)
Posso realizar quantas consultas quiser?
- Existe um limite de 3 consultas por mês, 12 por ano
Quais são as vantagens deste serviço?
- A principal vantagem deste serviço é o doente não necessitar de se deslocar a uma unidade hospitalar;
- Processo fácil, cómodo e seguro;
- Optimização de tempo e de custos.
Como será na hora de realizar a consulta?
- A resposta por email já contempla a confirmação do agendamento da consulta e link para acesso ao ZOOM (ver slides 6 e 7) no dia da consulta.
- No dia da consulta a pessoa segura tem a responsabilidade de ligar na hora da marcação. O LMC dá 5-10 minutos de tolerância. A plataforma a usar permite a gravação das chamadas e não necessita de ser instalada. Basta aceder ao link para ficar online.
- Nota: Caso o segurado esteja indisponível por alguma razão, a consulta é reagendada sem custos adicionais.
Como será feito o pagamento da Teleconsulta?
- Não existirá co-pagamento (apenas na teleconsulta). O valor da teleconsulta será dedutível ao plafond disponível na cobertura de ambulatório do Seguro de Saúde.
E depois da consulta, caso haja exames a realizar, como faço?
- Em caso de necessidade de realização de exames, o prestador clinico envia a prescrição via e-mail ou WhatsApp e o paciente dirige-se à LMC para realização dos mesmos, onde pagará os co-pagamentos correspondentes.
E no caso do Médico passar uma Receita?
- Procedimento LMC:
- A Farmácia de referência serão as Farmácias da Mecofarma;
- A LMC enviará a Receita Prescrita para o email da farmácia onde o segurado irá levantar os medicamentos, com cópia para o email da ADV Angola: prest@adv-angola.com;
- Em paralelo, a LMC enviará ao segurado uma Guia de Tratamento idêntica à receita de medicamentos, via e-mail ou WhatsApp, porém, sem validade para levantamento.
- Nota: No caso de surgir algum problema e a Farmácia não receber o e-mail com a Receita, a ADV Angola entrará em contacto com a LMC para reenviar o e-mail.
- Procedimentos Mecofarma:
- Quando o Segurado se dirigir à farmácia, deverá indicar que teve uma teleconsulta com a Luanda Medical Center e que foi enviada uma Receita para o e-mail da farmácia;
- A Mecofarma verifica a sua caixa de e-mails e imprime a receita e assinala os medicamentos entregues;
- No caso de haver medicamentos que a farmácia não dispõe em stock, a Mecofarma deverá fazer uma cópia da receita para o Segurado levar para outra farmácia;
- Os co-pagamentos serão pagos directamente na Mecofarma.
Caso nas Mecofarma não encontre os fármacos desejados poderei ir a outra farmácia e depois pedir o reembolso?
- Sim. Se a Mecofarma não tiver os medicamentos, o segurado pode pedir reembolso cumprindo o processo habitual (neste caso, a prescrição dos medicamentos tem que acompanhar o pedido de reembolso).
Passo à passo
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